Últimos acontecimentos

por William Douglas

Tenho evitado me manifestar sobre o tema, mas vou abrir uma exceção.

Bem, falaram muito do Moro, que ele era seletivo etc e até montagem de foto fizeram para denegri-lo. Essa conversa do Jucá parece demonstrar que o PMDB não aposta nessa seletividade. Pelo visto, todos estão querendo calar o Moro. Com juiz é assim : trabalhou direito, atacam você. Aliás, muitas pessoas fizeram representações contra ele. Representações agora que, pelo visto, agradam aos que querem interromper a lava-jato.

E agora? Será que vão finalmente parar de criticar o juiz e defender que a lava-jato prossiga?

Será que aqueles que falam em nome do povo irão ficar do lado da investigação contra os corruptos?

Seja como for, essa gravação é um aplauso ao Judiciário de 1ª instância. E também para o Teori, que declararam ser uma pessoa “fechada”… sem as famosas pessoas “com acesso” (um pingo é letra) e fica também aqui um elogio geral aos magistrados de carreira.

Somos chamados de “elite branca” mas quem diz isso esquece de olhar estatisticamente de onde os juízes vêm. Por concurso, e uma boa parte das classes menos favorecidas. Eu, por exemplo, vim da classe média baixa (e meu pai veio da roça, era agricultor rural; e minha mãe operária de chão de fábrica).

Continuo crendo que o concurso é uma boa forma de achar servidores públicos mais comprometidos com o Estado e a nação do que com governos ou partidos. E, repito: esta conversa é um aplauso aos juízes que cumprem seu dever. Espero que todos as pessoas de bem apoiem as ações do bem. Criticar só o que atinge correligionários, ou elogiar só o que sai dos correligionários é algo muito ruim.


Para finalizar, sempre critiquei hostilização de petistas em momentos privados, e agora critico a hostilização de pmdbistas em momentos privados. Não podemos ter um país onde qualquer pessoa se sente no direito de hostilizar o diferente. A democracia pressupõe respeito a quem pensa diferente.

Sou contra cusparadas, mas também sou contra um ator não poder ir jantar sem ser ofendido. Hostilizaram a família do Teori (esse mesmo que acabou de ser obliquamente elogiado na gravação do Jucá), hostilizaram até o Tiritica, que tão somente exerceu seu direito de voto como parlamentar. Enfim, precisamos parar para pensar sobre os rumos que o país está tomando.


Por fim, como disse meu amigo juiz Mauro Lopes , para quem como nós vive despachando processos de pessoas sem hospital e remédios, é muito triste ver artistas ocupando prédios para garantir um ministério só para a Cultura. Por mim tem mesmo é que ir mais fundo e mexer na Lei Rouanet. Não vejo artistas fazendo manifestação em Cannes para as crianças do Brasil terem escola e hospital. Isso sim seria lindo.


Que todos tenham um bom-dia e que se unam pelo bem as pessoas do bem,

de todos os partidos,
ateus e teístas,
heteros e LGBTS,
de todas as raças e cores,
de todos os extratos sociais,
de todas as regiões do país,
Vascaínos e Flamenguistas,
Palmeirenses e Corintianos,
Atlético e Cruzeiro,
Grêmio e Internacional,
Vitória e Bahia,
Remo e Paissandu,
Sport e Náutico,
e assim por diante.

Que haja um só peso e uma só medida, que haja respeito, e que a justiça alcance todos os corruptos de todos os partidos, e absolva todos os homens de bem, de todos os partidos.

E como disse o pastor batista Martin Luther King Jr, “para gerar ódio não é preciso fazer o mal, basta você falar o que pensa.”

Ele – MLK Jr – ainda disse:

“Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita”.

“A escuridão não pode expulsar a escuridão; apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso”.

“O perdão não é um ato ocasional. É uma atitude permanente”.

“Eu decidi ficar com o amor. O ódio é um fardo muito grande para se carregar”.

“Fé é dar o primeiro passo, mesmo quando você não enxerga toda a escada”.

“A questão mais persistente e urgente da vida é: ‘o que você está fazendo para os outros?’”.

“Nunca ceda à tentação da amargura”.

“Nossas vidas começam a terminar no dia em que nos calamos sobre as coisas que realmente importam”.

“Todos nós podemos ter vindo de navios diferentes. Mas estamos todos no mesmo barco agora”.

“A última medida de um homem não é onde ele se encontra em momentos de conforto e conveniência, mas onde ele se encontra em tempos de desafio e controvérsia”.

“A mudança não rola nas rodas da inevitabilidade, mas vem através da luta contínua”.

“O amor é a única força capaz de transformar um inimigo em amigo”.

“Chega um momento em que temos de tomar uma posição que não é nem segura, nem política, nem popular, mas que deve ser tomada porque a consciência lhe diz que isso está certo”.

“Nada te puxa tanto pra baixo quanto o ódio”.

“Se você não pode voar, corra, se não pode correr, ande, se não pode andar, engatinhe. O que você não pode é deixar de seguir em frente”.

“Ou aprendemos a viver juntos como irmãos ou vamos perecer juntos como tolos”.