Segredos de Fé e de Sucesso, entrevista com Reinaldo Morais

por William Douglas

WD_RMAutor de Segredos de Pai para Filho, o empresário Reinaldo Morais, tem experimentado, no mercado editorial, o mesmo sucesso que já conquistou no agronegócio nacional, do qual é um dos principais empreendedores. A obra, que é seu primeiro livro e foi lançada há cerca de um mês, alcançou o topo da lista do portal especializado PublishNews e no ranking dos mais vendidos da Revista Veja. Nesta entrevista, o presidente do Conselho Editorial da Editora Impetus, William Douglas, conversa com Reinaldo sobre o sucesso do livro e as motivações que o levaram a escrever Segredos de Pai para Filho. Confira.

WILLIAM DOUGLAS – Conhecemo-nos em um evento, no qual pude ouvi-lo contando um pouco de sua história de vida e trajetória profissional. Fiquei tão impressionado com seu relato que resolvi convidá-lo a escrever um livro pela Editora Impetus, e assim nasceu Segredos de Pai para Filho. Quais são, afinal de contas, os segredos mais importantes que devemos aprender?

REINALDO MORAIS – Em primeiro lugar, acredito que devemos procurar estar no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa. Tenho pautado minha vida pessoal e minha carreira como empresário por alguns princípios que conto no livro. Um deles é que, quanto mais qualificação você puder adquirir, e mais disposto ao trabalho estiver, mais sucesso terá em suas realizações. É preciso trabalhar duro, seja qual for nossa ocupação. Se fizermos tudo com excelência e estivermos sempre de olhos abertos para as oportunidades e circunstâncias ao nosso redor, mais chances teremos de sucesso. Em minha vida, fiz de tudo: entre outras coisas, limpei estrume, fui vendedor ambulante, fiz serviços domésticos e atuei como vendedor. Em todas essas atividades, sempre procurei ser o melhor, adotando soluções inovadoras e métodos para aumentar sempre a produtividade. Nunca desprezei qualquer oportunidade. Hoje, sei que estou na posição que ocupo graças ao duro aprendizado de tempos passados.

Você é um empresário de sucesso, referência no agronegócio nacional. O que o motivou a compartilhar suas histórias de erros e acertos?

Foi, justamente, o fato de ter tido muitos erros e acertos. Acredito que qualquer pessoa que leia o livro será capaz de perceber os paralelos entre minha trajetória e a história de sua própria vida, independentemente do que faça. As oportunidades que tive, e que soube aproveitar, surgem o tempo todo na vida de qualquer um – o que faz a diferença é a maneira como cada situação é encarada. Onde muitos veem impossibilidades, é possível enxergar oportunidades. Enfrentar os problemas, falar sempre a verdade e assumir as consequências de nossos atos são coisas que todos podemos fazer. Com Segredos de Pai para Filho, quero mostrar que um universo de oportunidades se abre para nós quando fazemos o que está ao nosso alcance. As histórias que conto no livro acontecem a todo dia, com todas as pessoas. Ou seja, nada difere a minha vida da vida dos leitores. Nasci pobre, como a maioria absoluta dos brasileiros. Enfrentei todo tipo de dificuldade, o que acontece da mesma forma com milhões de pessoas em nosso país. A diferença é que tive a iniciativa e a motivação necessárias para superar os obstáculos, e devo isso à minha família, à preparação que busquei e à minha grande força de vontade para o trabalho – além, é claro, da minha fé.

Segredos de Pai para Filho é seu primeiro livro e já se tornou um sucesso, alcançando o primeiro lugar na lista do portal especializado PublishNews e topo do ranking da Revista Veja. Porém, o grande sucesso de um escritor é o retorno de seu público. O que os leitores têm dito sobre seu livro?

Tenho ido a várias partes do Brasil para lançar o livro e, em todos esses lugares, faço palestras contando minha história e as lições que aprendi e que qualquer pessoa pode aplicar. Nas últimas semanas, tenho recebido relatos de pessoas que leram o livro e se sentiram tocadas pela obra em sua mente e em seu espírito. Como sou cristão, compartilho no livro a maneira como a fé tem sido fundamental em minha vida – e isso tem reanimado muitas pessoas que se encontram desempregadas e passando por dificuldades de todo tipo. Esse retorno tem sido muito gratificante para mim, pois há muito tempo sonhava em lançar um livro com o objetivo de usar minhas experiências para ajudar e motivar as pessoas a se tornarem protagonistas da própria vida.

Já que você falou sobre fé, de que forma a Bíblia Sagrada, o livro mais lido e vendido de todos os tempos, influenciou sua trajetória e a redação do livro?

A Bíblia, como você mesmo fala, é “o melhor manual de administração que já foi escrito”. Eu concordo com isso, e meu sucesso – primeiro, como vendedor, e depois, como empresário – prova isso. Além disso, creio que ela também é a Palavra de Deus, diz que temos de ser como crianças e acreditar em nosso Pai, com toda confiança. Assim, poderemos usufruir dos segredos de pai para filho, que o Senhor nos ensina através dos princípios contidos nas Sagradas Escrituras. A Bíblia é um presente, um legado de Deus para a humanidade. Nela, encontramos palavras de fé, de encorajamento, de ânimo e de esperança. Também podemos encontrar na Bíblia advertências e conselhos preciosos, que vão nos orientar acerca do que é certo e do que é errado. Foi na Bíblia que pude consolidar a minha fé, conhecer a vontade de Deus e seus propósitos para a minha vida. Ainda que fosse apenas um livro religioso e motivacional, a Bíblia já seria o maior best-seller de todos os tempos, pois qualquer pessoa, mesmo aquelas que não têm fé, pode encontrar ali a sabedoria necessária para administrar bem a sua vida. Toda a Bíblia Sagrada está repleta de exemplos de orações respondidas que mudaram vidas, salvaram pessoas e, até, transformaram nações. Mas, acima de tudo, a Bíblia é a maneira mais clara e acessível pela qual o Deus Todo-Poderoso fala ao homem. E, sobretudo, é ela que nos aponta o caminho até Jesus, o único que nos pode dar a salvação, que é, sem sombra de dúvida, o maior presente de pai para filho.

Se você pudesse voltar atrás, o que mudaria em sua vida?

Olha, eu me arrependo de, em determinado momento de minha vida empresarial e de certas pretensões políticas*, acabei trabalhando demais e correndo demais, em campanha. Com isso, fiquei um período sem dar a devida atenção à minha família. Então, se pudesse voltar no tempo, eu não faria isso novamente.

… e o que você faria novamente, sem hesitar?

Eu me casaria com a mesma esposa e teria os mesmos filhos que tive. Faria isso tudo, de novo, com a maior alegria!

Que mensagem gostaria de passar às pessoas que lerão esta entrevista e ainda não conhecem você e seu livro?

Bem, em primeiro lugar, sugeriria que, se puderem, leiam o livro [risos]. Todavia, o mais importante é que conheçam a Bíblia e procurem praticar seus ensinamentos. Diria, também, que nunca desistam de algo sem, antes, tentá-lo uma, duas, dez vezes. A vida é uma maratona, e não uma corrida de velocidade. Por muitas vezes, vamos nos sentir fatigados, mas nunca podemos parar. Devemos, isto sim, avançar com confiança, buscando sempre conhecer a vontade do Senhor para nossas vidas.


*Reinaldo Morais concorreu ao cargo de vice-prefeito de sua cidade natal, Maringá (PR) em 2004, e nas eleições seguintes, tentou viabilizar sua candidatura à Câmara dos Deputados