Dicas para escolher livros e apostilas

por William Douglas

 

Se você deseja ser aprovado em um concurso público, uma de suas principais preocupações deve ser a escolha dos cursos preparatórios e do seu material de estudo.

Não importa tanto se o estudo é em um livro ou numa apostila, mas que este material seja de boa qualidade, preparado especificamente para o que você precisa, por quem tenha experiência no tema.

Eis os 4 maiores cuidados a serem adotados:

 

1. QUEM É O AUTOR?

Citar doutrina e juntar questões pode ser feito por qualquer um. Você, todavia, deve procurar na biografia do autor a experiência que o mesmo tem em provas e na realização de concursos. Ele é da área? É professor de cursinhos? Há quanto tempo?

 

2. COMO É A DIAGRAMAÇÃO?

A diagramação é um dos grandes segredos para que haja o aprendizado. As letras precisam ser grandes, ou pelo menos legíveis, o espaço entre palavras e linhas também e, claro, é preciso uma margem de impressão mais leve. Se não for assim, a leitura será cansativa e a produtividade do estudo seriamente prejudicada.

Embora a diagramação de qualidade encareça livros e apostilas, vale a pena investir em livros e apostilas com boa diagramação, mesmo que um pouco mais caros, pois isto fará um grande diferença na hora de estudar.

 

3. ATUALIZAÇÃO DO LIVRO

Um dos mais importantes cuidados ao comprar algum livro é verificar se ele está atualizado. Se você não souber identificar este precioso detalhe, peça ajuda a um colega mais experiente em concursos ou ao seu professor no cursinho ou faculdade. A legislação brasileira muda muito rapidamente e comprar um livro desatualizado é jogar dinheiro fora e, pior, estudar errado.

Alguns livros não desatualizam com tanta facilidade, como os livros de técnica de estudo. Se não for possível adquirir uma edição nova, não será tão prejudicial adquirir uma mais antiga.

 

4. FATOR PREÇO

Claro que todos preferem um livro mais barato, até porque as despesas com eles e cursos são pesadas. No entanto, um concurseiro inteligente é aquele que procura a melhor relação custo x benefício. Em nenhuma área da vida o mais barato é o melhor. Não seria diferente com apostilas e livros. Assim, deve haver um esforço para buscar as demais qualidades do livro (autor, foco em concursos, diagramação etc.) mesmo que isto custe um pouco mais caro.